segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Flor da pele

Por Ulisses Tavares
As cores eram levadas muito a sério em fulgor, oitavo planeta que orbitava em torno de estrela Radex.
No inicio, isso tinha sua razão de ser, porque os vermelhos eram escravizados pelos seres azuis, e o controle ficava facilitado.
Mas, com a evolução, muitos azuis começaram a achar injusta a escravidão. Afinal, fora a cor da pele, eram criaturas iguais em qualidades e defeitos.
Mesmo assim, se, na prática, a escravidão acabou, os vermelhos continuaram a enfrentar um tipo de escravidão mais difícil de ter fim: a do preconceito.
Com uma freqüência alarmante, os vermelhos viam-se impedidos de entrar em alguns lugares, de exercer determinadas profissões e, quando o amor rompia barreiras,como só o amor sabe fazer– sem pedir licença – muitos censuravam a mistura de vermelhos e azuis.
E mais: certos vermelhos consideravam-se inferiores, como conseqüência do longo tempo de humilhação.
Foi então que o acaso trouxe uma terrível doença, que, não se sabe por que, atingia os azuis, poupando vermelhos.
Como os vermelhos pareciam imunes à peste, os cientistas concluíram que a melhor maneira de deter a doença seria os azuis receberem transfusão de sangue dos vermelhos.
Assim foi feito, e, logo, ninguém mais morria da praga misteriosa.
Entretanto, essa atitude teve um imprevisto efeito colateral: os vermelhos começaram,pela primeira vez na história de Fulgor, a dizerem-se superiores aos azuis, por serem os únicos a carregar, no próprio sangue, a imunidade salvadora.
Iniciaram um processo de escravidão dos azuis, que, com o orgulho alquebrado e medo de não receberem mais a transfusão de sangue, deixaram-se dominar.
Novamente, o destino interveio, e uma outra peste abateu-se sobre Fulgor,desta vez atingindo os vermelhos.
Chegou a vez dos azuis cederem seu sangue para os vermelhos.
Com tanta mistura, a natureza provocou uma estranha transformação na cor dos seres: muitos azuis adquiriram uma coloração de pele vermelha, e muitos vermelhos acordaram azuis.
É evidente que se tornou inútil insistir na escravidão de uns pelos outros,já que ninguém podia garantir que era vermelho – como também ninguém estava certo se um azul era azul ou era vermelho e  ficara azul.
Hoje passada muitas gerações,riem os habitantes de Fulgor,principalmente os mais novos, ao lerem que houve  épocas em que azuis escravizavam vermelhos e vermelhos dominavam azuis.
Afinal, Fulgor inteiro já sabe – como sabem também as mais avançadas civilizações em todas as galáxias – que não existem diferenças entre azuis e vermelhos. Somos todos arco-íris.

FONTE: TAVARES, Ulisses. Fábulas do Futuro, São Paulo: Editora do Brasil, 2001, p.57 a 59.

Um comentário: